Placas Mercosul serão importantes para a fiscalização do transporte de cargas
O Brasil possui, ainda, uma fragilidade nas fiscalizações nas rodovias e vias urbanas, principalmente relacionado ao transporte de cargas. Mas esse déficit deve ser solucionado com a implantação das placas Mercosul. As novas placas contribuem para o controle do transporte de cargas e passageiros, o controle tributário e da seguridade viária de maneira geral.
O controle do fluxo de mercadorias e pessoas no país deve acontecer de maneira única, nas principais rodovias federais e estaduais. A partir da leitura da placa e também da radiofrequência, a identificação do veículo será muito mais eficaz, isso permite que dessa maneira e sem que necessite parar o veículo, todas as informações, inclusive a tributária, sejam recolhidas.
Hoje em algumas barreiras de divisa de estado, um caminhão fica parado na fiscalização em média até 4 horas, o que causa um prejuízo gigantesco, com a mudança de placas e o uso de suas tecnologias, essa questão também deve ser solucionada.
O mecanismo antigo de controle das placas tem diversas fragilidades, permitindo a clonagem, facilitando o abuso e o descaminho, prejudicando o mercado nacional e também o comércio. Com a placa Mercosul esse controle será mais preciso além disso, o número de arrecadação dos estados também deve aumentar.